• myborzatto

O empreendedorismo feminino e sua importância

Atualizado: 9 de Mar de 2020

Passeando pelas redes sociais nessa semana, você deve ter visto que no dia 19, terça-feira, foi o dia internacional do Empreendedorismo feminino. Lá nos stories do instagram falei um pouco sobre o tema, mas quero trazer para o blog, para também que mais pessoas possam ver.


Na sociedade em que vivemos são impostas inúmeras barreiras à presença da mulher no mercado de trabalho, seja no meio tradicional, com horário fixo e carteira assinada, ou mesmo empreendendo.


Barreiras essas que se dão por descriminação e machismo. Vezes a mulher é vista como sensível demais para ser chefe ou rígida demais, e aí é vista como a chefe louca. Ou então é tratada como não arrojada o suficiente, sem malícia para lidar com negócios. Bom, poderia ficar por parágrafos e parágrafos listando as características que são impostas as mulheres que tentam alcançar posições mais altas no mercado.

Mulheres na segunda edição da Feira Empodera.

Imagem: Movimento Empodera, Maringá/PR, por Lorena Liz @flordeloliz.


É por conta disso que quando uma mulher empreende ela não está apenas abrindo um negócio, ela está, mesmo que em pequena escala, mudando a sociedade ao seu redor. Mas como nem tudo são flores, hoje a mulheres são a maior parcela dos empreendedores no Brasil, isso é bom? É e não é. Isso pode se dar por consequência de diversos fatores, mas sem dúvidas o que citarei é um deles.


Com as dificuldades que o país tem passado, mais e mais mulheres são obrigadas a empreender, e o pior é que muitas vezes pela escolha de ter filhos. Muitas são rejeitas ao retornarem de suas licenças maternidade e se veem sem alternativas se não empreender.

Esse é só um dos motivos pelos quais as mulheres perdem seu espaço no meio tradicional.


E por isso eu repito, ao empreender a mulher muda sua realidade e a dos que estão por perto, ela resiste.

Eu, Mylena, no dia do Empreendedorismo Feminino.


Contudo, não escrevo tudo isso para que olhemos o ato de empreender de uma mulher com pesar, escrevo para que vejamos com orgulho e respeito.


Mesmo após vencerem várias barreiras muitas mulheres não recebem o devido reconhecimento de seu negócio, muitas vezes sendo tratados por terceiros como passa-tempo e/ou algo secundário perante à renda familiar, geralmente vinda do trabalho masculino.


Não que haja problema nas que trabalham no tempo livre e como complemento de renda, mas nós, que levantamos as bandeiras dos nossos negócios, estamos aqui realmente com a ambição de crescimento e autossuficiência.


Portanto, é necessário que saibamos reconhecer mulheres enquanto empresárias, donas de negócios, chefes de grandes equipes...,

com respeito e confiança, para que mais mulheres se sintam motivadas e consigam ser donas de tudo o que quiserem, mudando suas realidades e aos poucos a do país como um todo.


Obrigada por ler até aqui! Vamos juntas?

Até a próxima,

Mylena, Mbo ❤

53 visualizações0 comentário

Faça parte da nossa comunidade e receba nossas novidades por e-mail.

Pagamentos

cartões de crédito

boleto

Prazo de produção
5 a 10 dias úteis dependendo da quantidade de ítens no carrinho

e dos produtos escolhidos.

© 2020 por Mbô Papelaria Criativa-

CNPJ 32.723.234/0001-53.
contato@cadernosmbo.com.br